quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Estatística = inútil

    Estatística é uma matéria mentirosa, que consta no currículo de qualquer curso superior de exatas, e alguns de outras áreas também. Ela se baseia no princípio de que, para se saber algo sobre uma população, basta estudar amostras casuais simples da mesma, que geralmente são muito menores do que a população em si. E eles conseguem transformar isso num inferno, que persegue a vida do estudante até que ele não aguente mais e se jogue de um prédio de 700 andares, em cima de um monociclo.
    Eu disse no início do tópico que Estatística é uma mentira, e quem assistir a uma aula sequer desta desgraça, vai concordar comigo. A coisa toda é um show de tortura de números, com mágicas acontecendo a todo instante, para tentar provar coisas idiotas e sem sentido.
    Pois eu vou provar matematicamente o que eu estou falando. Mais ainda: provarei que, se eu estiver errado, e Estatística for verdade, então ela é inútil.
    Suponhamos que Estatística seja verdade. Nesse caso, poderíamos usar o princípio básico da mesma, descrito um pouco acima, e aplicá-lo nas eleições. Não precisaríamos mais recolher o voto de cada indivíduo da nação. Poderíamos apenas escolher uma amostra casual simples de toda a população, fazê-los votar e voilá, teríamos o mesmo resultado que se todos votassem, com um custo absurdamente menor e menos pessoas com úlcera na gengiva, por ter de sair de casa num domingo pra escolher qual será o próximo palhaço que vai foder a vida de todo mundo. Entretanto, nós sabemos que isto não acontece. Logo, existem 2 conclusões possíveis:
    -As eleições não são feitas desta forma porque Estatística é tudo uma mentira e não funciona;
    -As eleições não são feitas desta forma porque, apesar de Estatística ser verdade, ninguém leva ela a sério. Logo, Estatística é inútil, já que os únicos que a levam a sério são os loucos que a criaram.
    Logo, chegamos à conclusão de que ou Estatística é mentira, ou Estatística é inútil.
    C.Q.D.


    EDIT: Acabei pensando melhor e acho que, na verdade, Estatística não é tão inútil assim. Ela serve para provar que, mesmo que alguém sempre ganhe a Loteria, esse alguém nunca será você. A não ser que você seja esse alguém. Mas você nunca será. A não ser que seja.

12 comentários:

Anônimo disse...

terei estatistica no meu curso...

estou cuidando bem do meu lança chamas

Anônimo disse...

Távio, quanta beligerância meu filho! Tudo o que eu sei é que 86% das pessoas que escolhem a área de exatas têm problemas mentais. Os outros 14% estão a caminho de terem. E que 98,7% das estatísticas são inventadas na hora, exceto é claro, pela menção acima.

=*

Rose Carreiro disse...

Não gosto de estatísticas, elas matam os chineses =/

E pretendo estudar Letras, minha fúria parte da conjugação errada dos verbos errados e escolas literárias. E da concordância. Vão abolir o trema =/

E pare de cheirar tabuada velha, tá surtando!

Adoro gigante, se cuide =*
Fotos do Pedro de terno, por fvr /fof

Anônimo disse...

Esse final ae se trata de hipóteses. Eu às vezes gosto de hipóteses, mas ultimamente elas têm me deprimido. Porque elas me fazem em coisas que não são, mas eu acabo imaginando como seriam se fossem =/

Deprimi. Vou ali tentar cortar os pulsos com a lâmina do apontador.

Portfolio On Line de Heloisa Weber D ´Avila disse...

huahaauahauahuaaaaaa
vou usar seu exemplo pra rebater os argumentos q meu professor dá sobre essa merdaaa !!!!!

Unknown disse...

Otavio,
tenho q concordar plenamente com vc. Se servisse para alguma coisa provaria q a chance de ganharmos na mega sena eh de 1 em 10 milhoes, ou seja impossivel, mas se eh impossivel como tem gente q ganha?? Logo, naum eh impossivel. Porém, ela eh uma coisa mto útil.... ela gera empregos!!!! Dos malditos professores q fizeram matematica e acabaram no mercado de trabalho largados pois o mercado naum suporta mais matematicos e filosofos!!! Consequentemente, quem se fode????? NÓS!! Estudantes q temos q aprender q a chance de sair uma bolinha vermelha d uma caixa dentre 10 bolas, sendo que 5 delas são vermelhas e 5 amarelas eh de 50%!
Mas com o meu conhecimento do mercado de trabalho, ning ker saber q poha de bola vai sair, e sim se vai dar certo ou não determinada coisa. Ou seja, a estatisca acabou sendo ENFIADA (é naum tem outra explicação) na grade curricular para dar emprego a velhos professores ultrapassados nas suas teorias E professoras que não sabem o q eh sexo a mtooooooooooooooo tempo, pois alem de feias são mal amadas!!!!!!!
bjooooos moço!!

Anônimo disse...

RATIFICO
faz mt sentido

Anônimo disse...

sim sim......sua cabeca é enorme.....

Unknown disse...

provando pelo absurod ai tudo bem...

Alê disse...

eu queria fazer parte das estatisticas de pessoas q ganharam na loteria...

Anônimo disse...

em primeiro lugar deixar bem claro q a alessandra fez um comentario ridiculo...em segundo lugar a chance de uma pessoa com o porte craniano que vc tem nascer sem matar a mãe na hora do parto é de 1 em 6.000.000.000 de pessoas. Claro que não podemos enquadrar extras terrestres nesta estatistica. Agora acompanhando a estatistica gostaria que o novo topico do seu blog fosse um breve comentario sobre se você é a unica pessoa do mundo a ter essa caixa craniana colossal e não ter matado a sua mãe ou vc eh um extra terrestre ou a sua mãe é uma extra terrestre ou fizeram uma cesariana na sua mãe começando o corte do umbigo e terminando no pescoço

Anônimo disse...

Só alertando ao idiota que mencionou a Mega-sena: a probabilidade de acertar as 6 dezenas com apenas um bilhete simples é de 1 para cerca de 50.000.000 e não 10.000.000.

Assim como a probabilidade de um raio cair na sua cabeça é ainda menor.

Tudo uma questão de acaso ou, como queiram, SORTE. (sua, no caso de acertar as 6 dezenas; ou da humanidade no caso do raio).