quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Estatística = inútil

    Estatística é uma matéria mentirosa, que consta no currículo de qualquer curso superior de exatas, e alguns de outras áreas também. Ela se baseia no princípio de que, para se saber algo sobre uma população, basta estudar amostras casuais simples da mesma, que geralmente são muito menores do que a população em si. E eles conseguem transformar isso num inferno, que persegue a vida do estudante até que ele não aguente mais e se jogue de um prédio de 700 andares, em cima de um monociclo.
    Eu disse no início do tópico que Estatística é uma mentira, e quem assistir a uma aula sequer desta desgraça, vai concordar comigo. A coisa toda é um show de tortura de números, com mágicas acontecendo a todo instante, para tentar provar coisas idiotas e sem sentido.
    Pois eu vou provar matematicamente o que eu estou falando. Mais ainda: provarei que, se eu estiver errado, e Estatística for verdade, então ela é inútil.
    Suponhamos que Estatística seja verdade. Nesse caso, poderíamos usar o princípio básico da mesma, descrito um pouco acima, e aplicá-lo nas eleições. Não precisaríamos mais recolher o voto de cada indivíduo da nação. Poderíamos apenas escolher uma amostra casual simples de toda a população, fazê-los votar e voilá, teríamos o mesmo resultado que se todos votassem, com um custo absurdamente menor e menos pessoas com úlcera na gengiva, por ter de sair de casa num domingo pra escolher qual será o próximo palhaço que vai foder a vida de todo mundo. Entretanto, nós sabemos que isto não acontece. Logo, existem 2 conclusões possíveis:
    -As eleições não são feitas desta forma porque Estatística é tudo uma mentira e não funciona;
    -As eleições não são feitas desta forma porque, apesar de Estatística ser verdade, ninguém leva ela a sério. Logo, Estatística é inútil, já que os únicos que a levam a sério são os loucos que a criaram.
    Logo, chegamos à conclusão de que ou Estatística é mentira, ou Estatística é inútil.
    C.Q.D.


    EDIT: Acabei pensando melhor e acho que, na verdade, Estatística não é tão inútil assim. Ela serve para provar que, mesmo que alguém sempre ganhe a Loteria, esse alguém nunca será você. A não ser que você seja esse alguém. Mas você nunca será. A não ser que seja.